Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria da Saúde de Dona Emma realiza atividades do Novembro Azul em empresas e comércio

Publicado em 22/11/2022 às 13:46 - Atualizado em 22/11/2022 às 13:46

Saude
Créditos: Divulgação PMDE Baixar Imagem

 

Depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, tem início o Novembro Azul, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata e a Secretaria da Saúde de Dona Emma apoia essa causa.

Esse mês está cheio de ações voltadas a essa causa. Uma das novidades é a ação nas empresas e comércio do município, onde a enfermeira Carina Suelen, o técnico de enfermagem Jeison Felipe Adam e agente comunitária de saúde Claudia da Silva Schneider estão realizando exames de sangue - PSA.

O público alvo são homens a partir dos 18 anos com teste rápido (HIV, Sifilis, Hepatite B e C) e homens a partir dos 40 anos com exames PSA (exame de sangue – próstata) e Teste Rápido.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.