---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Associação de Aquicultores instalam uma Fábrica de Ração de Peixes em Dona Emma

Publicado em 07/06/2019 às 10:50 - Atualizado em 07/06/2019 às 10:50

Diretoria da Associação
Créditos: Bia Lima - PMDE Baixar Imagem

 

A Associação de Aquicultores de Dona Emma com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Dona Emma, Cresol e Cooperfavi instalaram uma Fábrica de ração para peixes no município. No dia 24 de maio, nas dependências da Câmara de Vereadores aconteceu a Assembleia da Associação para eleição da nova diretoria. A Associação conta com 26 associados ativos.

Estavam presentes, o presidente provisório e representando o Sindicato da Agricultura Familiar Neri Cardoso, vice-prefeito Nilo Graupner, Vereadores Jean Carlos Rizzieri, Juliano Rizzieri, Jair Schreiber e Lauri Alves dos Santos, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Agnaldo Alves de Sousa, Presidente da Cooperfavi Valdecir Caxoeira e presidente da Cresol Cleiton Loch, além de associados e convidados.

“Ficamos felizes em contribuir com esse processo, apoiando essa atividade em nosso município”, ressaltou o presidente da Cresol Cleiton Loch, parabenizando a todos por essa iniciativa e colocou a cooperativa a disposição de todos.

O presidente da Cooperfavi, Valdecir Caxoeira, falou da importância dessa associação para o município e enfatizou que a Cooperfavi estará contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da Associação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Agnaldo Alves de Sousa, ressaltou de todo o processo para iniciar esse sonho para o município. “Pois somos pioneiros nessa área, estamos potencializando viabilizando uma atividade que até então estava estagnada em nosso município”, ressaltou parabenizando a todos que acreditaram nesse projeto.

 Agnaldo também fez questão de ressaltar a grande importância que o Sr José Elias Beltrame e o Sr Aroldo Frare tiveram em todo processo de implantação da fábrica.

O secretário também agradece todo o incentivo e apoio que o Prefeito Nerci Barp tem dado ao projeto.

O vereador Jean Carlos Rizzieri representando todos os vereadores, ressaltou que “hoje através do associativismo é aonde as coisas acontecem, temos dois grandes exemplos, a Cresol e a Cooperfavi”, desejando sucesso a Associação.

O vice-prefeito Nilo Graupner, parabenizou a todos os envolvidos, enfatizando que o Poder público sempre estará a disposição para que seja sempre sucesso.

O Presidente Neri Cardoso enfatizou que “Dona Emma está dando mais um passo a frente nas conquistas aonde o nosso agricultor familiar é pioneiro, sendo mais um marco na história. Temos várias propriedades aqui no nosso município que tem potencial na piscicultura”. Após, realizaram a leitura do regimento interno e o presidente Neri Cardoso realizou a prestação de contas.

Após foi eleita e empossada a nova diretoria e conselho fiscal, ficando composta assim:

Diretoria:

Presidente Neri Cardoso, vice-Presidente Carlos Alberto Danick, 1º Tesoureiro Ralf Krammer, 2º Tesoureiro Acesso Matiola, 1º Secretário Agnaldo Alves de Sousa, 2º Secretário Wilhian Schurt, Diretor Social José Elias Beltrame e Diretor Patrimônio Aroldo Frare.

Conselho Fiscal:

Titulares: Ademar Bugmann, José Marcílio e Janio Weidmann

Suplentes: Volni Eleutério e Luiz Carlos Escoval

Conheça um pouco a história: Em 2017 iniciou um grupo com interesse. A primeira visita foi em Timbó numa propriedade onde constataram a viabilidade com a produção de 5 mil kg de ração por dia, com excelente desempenho dos peixes em ótima qualidade.  Após visitaram uma cooperativa com abate de tilápias em timbó. O grupo voltou muito entusiasmado e decidiram buscar reativar uma associação de aquicultores no município. Após decidiram financiar a máquina para fazer a ração através do Programa Mais Alimento, através Cresol e subsidiados pela Epagri, no valor de R$ 50 mil reais durante oito anos. Após a chegada da máquina, foi reformado o galpão da antiga agroindústria de cana de açúcar local aonde seria instalado a máquina, cedido pela Prefeitura. Além de capacitar os operadores. Formar uma diretoria provisória e que no dia de hoje foi empossada.