---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Saúde de Dona Emma encaminha Mutirão de Cirurgia de Catarata

Publicado em 22/06/2018 às 13:54 - Atualizado em 22/06/2018 às 13:55

Mutirão
Créditos: Bia Lima - PMDE Baixar Imagem

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Dona Emma encaminhou gratuitamente cerca de 20 pessoas do município para o Mutirão de Cirurgia de Catarata. A cirurgia aconteceu no dia 13 de junho no município de Pouso Redondo.

 

O mutirão foi custeado pela Secretaria de Estado de Saúde, e o município de Dona Emma viabilizou o transporte dos pacientes até Pouso Redondo. Também no dia 14 de junho, foi encaminhado mais dois pacientes ao município de Taió.

Os pacientes foram acompanhados pelas técnicas de enfermagem, Carla J.J.Lindner e Alete Fátima Brünig Krammer e pelos motoristas da Saúde Jaison e Mauro. Os encaminhamentos foram realizados pela Secretaria da Saúde através da técnica de enfermagem Oliani Alves de Sousa, atualmente responsável pelos agendamentos.

O que é a catarata

A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete todas as pessoas, mas em graus diferentes.

O procedimento cirúrgico é considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem necessidade de internação. Não existe nada que possa prevenir a doença, que se não for tratada, pode levar à cegueira. A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo.